A região do ABC está acostumada a ser líder
no cenário nacional. Liderou como símbolo do desenvolvimento industrial
brasileiro; liderou o processo de sindicalização da força operária. Por muito
tempo, entretanto, foi relegada a papéis secundários no que tange o desenvolvimento
acadêmico, do ensino e da pesquisa nacionais.
Mas essa história está mudando. No início
do mês de dezembro, o Ministério da Educação divulgou a avaliação de 2.136 instituições de ensino superior. Segundo esta
avaliação, a Universidade Federal do ABC (UFABC) foi classificada como a segunda melhor
universidade brasileira. Somente 27 instituições atingiram a nota 5, conceito
máximo na avaliação, que indica a excelência de suas atividades.
Esses resultados aparecem no momento em
que a UFABC completa seis anos de fundação. Alguns de seus cursos, como Engenharia de Materiais,
Engenharia Ambiental e Urbana, Bacharelado e Licenciatura em Matemática e
Química, aparecem como os melhores cursos do Brasil em suas áreas. Dos 13 cursos
da UFABC que foram avaliados, dez estão entre os três primeiros do País.
Na UFABC os estudantes se deparam com
um projeto pedagógico inovador, adaptado às demandas do mundo moderno. Durante
os três primeiros anos, os alunos são matriculados nos Bacharelados
Interdisciplinares em ‘Ciência e Tecnologia’ ou em ‘Ciências e Humanidades’. Após
terem mais maturidade, escolhem o curso de formação específica que desejam
seguir. Os resultados do MEC demonstram que esta é uma fórmula de sucesso, capaz
de formar excelentes profissionais. A UFABC foi pioneira neste modelo, hoje
implementado em mais de uma dúzia de universidades federais.
Além disso, a UFABC reserva, desde o
seu primeiro ano, 50% de suas vagas para alunos cotistas. Os resultados da
avaliação do MEC também demonstram que não há dicotomia entre a inclusão social
e a excelência acadêmica. As cotas não diminuem a qualidade do ensino de uma
instituição.
O resultado destas avaliações vêm
coroar o trabalho desenvolvido na UFABC durante os últimos seis anos.
Representa o esforço de sua comunidade na busca da excelência acadêmica, a fim
de ajudar a colocar a região do ABC de volta à liderança do desenvolvimento
brasileiro.