quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

ABC é líder acadêmico



A região do ABC está acostumada a ser líder no cenário nacional. Liderou como símbolo do desenvolvimento industrial brasileiro; liderou o processo de sindicalização da força operária. Por muito tempo, entretanto, foi relegada a papéis secundários no que tange o desenvolvimento acadêmico, do ensino e da pesquisa nacionais.

Mas essa história está mudando. No início do mês de dezembro, o Ministério da Educação divulgou a avaliação de 2.136 instituições de ensino superior. Segundo esta avaliação, a Universidade Federal do ABC  (UFABC) foi classificada como a segunda melhor universidade brasileira. Somente 27 instituições atingiram a nota 5, conceito máximo na avaliação, que indica a excelência de suas atividades.

Esses resultados aparecem no momento em que a UFABC completa seis anos de fundação. Alguns de seus cursos, como Engenharia de Materiais, Engenharia Ambiental e Urbana, Bacharelado e Licenciatura em Matemática e Química, aparecem como os melhores cursos do Brasil em suas áreas. Dos 13 cursos da UFABC que foram avaliados, dez estão entre os três primeiros do País.

Na UFABC os estudantes se deparam com um projeto pedagógico inovador, adaptado às demandas do mundo moderno. Durante os três primeiros anos, os alunos são matriculados nos Bacharelados Interdisciplinares em ‘Ciência e Tecnologia’ ou em ‘Ciências e Humanidades’. Após terem mais maturidade, escolhem o curso de formação específica que desejam seguir. Os resultados do MEC demonstram que esta é uma fórmula de sucesso, capaz de formar excelentes profissionais. A UFABC foi pioneira neste modelo, hoje implementado em mais de uma dúzia de universidades federais.

Além disso, a UFABC reserva, desde o seu primeiro ano, 50% de suas vagas para alunos cotistas. Os resultados da avaliação do MEC também demonstram que não há dicotomia entre a inclusão social e a excelência acadêmica. As cotas não diminuem a qualidade do ensino de uma instituição.

O resultado destas avaliações vêm coroar o trabalho desenvolvido na UFABC durante os últimos seis anos. Representa o esforço de sua comunidade na busca da excelência acadêmica, a fim de ajudar a colocar a região do ABC de volta à liderança do desenvolvimento brasileiro.