sábado, 26 de junho de 2010

Você já leu o projeto pedagógico hoje?

Neste início de trimestre, em que a Universidade retoma suas atividades didáticas, ouço vários questionamentos quanto aos princípios e procedimentos básicos que devem ser adotados pelos nossos docentes. Muitos de nós são novos na instituição e, como somos uma Universidade diferente, as respostas comuns a outras instituições muitas vezes não se aplicam a nós. Recentemente recorri ao projeto pedagógico da UFABC para resolver algumas dessas dúvidas.

Nosso projeto pedagógico é muito rico e, sem dúvida alguma, é leitura obrigatória a todos os docentes. Mesmo àqueles que o leram há algum tempo, sugiro uma releitura.

O projeto pedagógico original da UFABC foca principalmente o BCT, mas os conceitos ali descritos foram utilizados durante a elaboração do projeto do BCH. Alguns dos conceitos mencionados no projeto pedagógico original já são bem conhecidos entre os docentes, como a estruturação das disciplinas sobre eixos(Estrutura da Matéria, Processos de Transformação, Energia, Comunicação e Informação, Representação e Simulação, e Humanidades). É ali também que está definida a distribuição das disciplinas entre Livres, de Opção limitada e Obrigatórias.

Além disso, também há menção à estrutura dos centros, sem departamentos, de forma a propiciar a constante interação entre docentes, fundamentando assim o princípio mais básico da UFABC, que é a Interdisciplinaridade.

Nele também é enfatizada a importância das humanidades para a formação do cientista, do engenheiro e do professor, bem como a importância do estágio supervisionado para a completa formação de um profissional competente.

Meu objetivo aqui não é rever todos os pontos do nosso projeto, mas sim incentivá-los a lê-lo ou relê-lo. Anexo a este e-mail uma cópia do projeto pedagógico da UFABC, que também pode ser encontrado no link

http://www.ufabc.edu.br/images/stories/pdfs/institucional/projetopedagogico.pdf