sábado, 21 de novembro de 2009

Carta dos Técnicos Administrativos

Os Servidores Técnico-administrativos da UFABC promoveram um debate entre alguns candidatos a Vice-Reitor no dia 16/11. A conversa, no meu ponto de vista, foi muito interessante e produtiva, pois nos deu a oportunidade de escutar suas demandas e expor nossas ideias . Essa conversa demonstrou que os TA's estão mobilizados e organizados. Isso é muito desejável, pois possibilita que a opinião e a vontade dos TA’s seja levada as instâncias com poder para tomar decisões.

A sala onde o debate foi realizado estava lotada, demonstrando que essa organização não está localizada somente em alguns servidores. Alguns dias após o debate, recebi um documento, escrito pela CIS (Comissão Interna de Supervisão), e que continha perguntas elaboradas pelos TA’s. Uma pena que o documento não foi enviado antes do debate.

Gostaria de me posicionar acerca de alguns dos questionamentos elaborados. Noto, entretanto, que a grande maioria desses questionamentos tangencia um tema central, que é o Planejamento Institucional. Esse assunto é, sem dúvida alguma, extremamente importante, e deve ser discutido com participação de todos os setores da Universidade: docentes, técnico administrativos e discentes. Nosso último reitor, Prof. Fazzio, criou a Pró-Reitoria de Planejamento, que deve ter suas atividades intensificadas na próxima gestão. As questões de distribuição de FG’s e CD’s, junto com o organograma de todos órgãos da UFABC devem passar em algum momento pelo setor de planejamento. Acredito que a nomeação dos assessores da próxima reitoria seja o primeiro tema importante que demandará a atenção do novo Reitor e Vice, assim que tomarem posse. A distribuição desses cargos deverá ser transparente, seguindo o que for indicado nos organogramas propostos. Creio que temos, nos nossos quadros, servidores técnico administrativos capacitados para assumir cargos de direção junto a setores técnicos da UFABC como a Administração, Planejamento e Prefeitura.

Quanto ao dimensionamento do número de servidores, a Lei de Criação da UFABC indica que teremos 600 docentes e 456 técnicos administrativos. Creio que esses valores possam ser revistos. Com a criação do campus de São Bernardo, já houve mudanças nesses números. É importante frisar, entretanto, que o crescimento do número de TA’s e docentes deve seguir a capacidade instalada de infra-estrutura predial. Dessa forma, os números devem crescer à medida que novos prédios forem completados.

Os pontos citados pelos TA’s em sua carta demonstram claramente que suas maiores preocupações estão ligadas diretamente à otimização do funcionamento da UFABC, que é um desejo de todos. Percebe-se que nenhuma das demandas dos TA's é conflitante com o pensamento dos docentes. Dessa forma, tenho certeza que, se todos continuarmos pensando da mesma maneira, e lutando por um mesmo objetivo, a UFABC se tornará um excelente lugar para trabalharmos e para formarmos alguns dos melhores estudantes do Brasil.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Debates

A comunidade da UFABC terá diversas chances de escutar, conversar e debater com os candidatos:
- dia 23/11, 14h: debate organizado pela comissão eleitoral;
- dia 01/12, 13h: conversa com docentes do CECS, organizado pela direção desse centro;
- dia 03/12 17h: debate organizado pela comissão eleitoral.

Creio que teremos muitas outras chances para conversar. Todos que desejarem também podem me procurar, na sala 1037 do Bloco B.

Carta de apresentação

CARTA DE APRESENTAÇÃO

Todos os professores, funcionários e alunos da UFABC possuem sua história de trabalho e dedicação, o que vem garantindo o crescimento da instituição como um todo. Nesse sentido, muitos estariam capacitados para ocupar cargos da administração superior e darem sua contribuição. De minha parte, resolvi submeter meu nome à Comunidade Universitária da UFABC como candidato a Vice-reitor.

Ao chegar à UFABC em 2006, fui indicado como Diretor Adjunto do CCNH pelo Prof. Silvio Salinas. Ocupei esse cargo até a saída do diretor. Por alguns meses, fiquei responsável pela direção do CCNH até o Prof. Adalberto Fazzio assumir. Após isso, dediquei-me exclusivamente ao Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados, programa que ajudei a criar e que venho coordenando desde o início. Esse programa incorpora o espírito interdisciplinar da UFABC e vem sendo muito bem recebido por toda comunidade universitária. Ao mesmo tempo, sempre participei ativamente das atividades de ensino de graduação e de pós-graduação, da pesquisa e da extensão, promovendo e coordenando eventos, no intuito de divulgar a UFABC em âmbito nacional e internacional.

Ao concorrer ao cargo de Vice-Reitor, gostaria de demonstrar minha grande vontade, disposição e energia em aplicar minha experiência para auxiliar o futuro Reitor a gerir a UFABC. Pretendo levar comigo as diretrizes que me guiaram até agora: o diálogo, a transparência e a imparcialidade na resolução de problemas e na busca dos caminhos da UFABC.

Reforço também minha consciência de que o papel do Vice-Reitor é apoiar a administração do Reitor, e ajudar a desenvolver seus projetos. Caso eleito, colocar-me-ei à disposição do novo Reitor, para que juntos possamos tornar a UFABC uma das melhores universidades do Brasil, buscando a excelência na formação de nossos bacharéis e licenciados, além de continuar desenvolvendo projetos de pesquisa de padrão internacional e projetos de extensão.

Coloco-me à disposição de toda a comunidade para conversar e dialogar, o que espero continuar fazendo, se eleito, durante o mandato.

Saudações Universitárias!

Gustavo Martini Dalpian