domingo, 29 de novembro de 2009

E os laboratórios?

Nos últimos debates entre os candidatos a Reitor, ficou evidente a preocupação da plateia com relação aos laboratórios de ensino e pesquisa dentro da UFABC. Essa preocupação é dividida por todos os docentes, bem como nossos alunos de graduação e pós-graduação. Esse é certamente um problema importante, visto que nos dispusemos a ser uma Universidade com um grande enfoque em Ciência e Tecnologia. Não se faz Ciência e Tecnologia sem laboratórios modernos.
A situação hoje certamente não é adequada, mas isso deverá ser parcialmente revertido quando tivermos todos os prédios projetados para nossos Campi. Deve ser notado, entretanto, que a demanda por espaço de laboratórios deve continuar crescendo, á medida que novas tecnologias são desenvolvidas e que novos grupos de pesquisa são formados.
O Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados, que coordeno, já propôs a construção de um novo prédio de laboratório. Devemos ter em mente que esses prédios devem ser planejados para serem Laboratórios de Ensino e Pesquisa, e não prédios adaptados como os que dispomos hoje. Nosso objetivo inicial com esse projeto era utilizar a "Lei do Bem da Ciência", que dá benefícios fiscais a empresas que investem em Ciência e Tecnologia. Com o surgimento da crise global nos últimos anos, essa possibilidade foi ofuscada. Buscamos adaptar o projeto ao CT-Infra da FINEP, mas o projeto não foi aprovado na escolha dentro da UFABC.
Esse certamente é um assunto que sensibiliza todos na UFABC. Devemos, entretanto, ter responsabilidade para saber dos limites do que pode ser prometido. A UFABC deve buscar recursos junto aos órgãos federais e a empresas para viabilizar esses projetos. Entre as possibilidades estão o MEC, MCT, além de empresas. O ideal, nesse caso, seria utilizar recursos do governo federal para adquirir novas áreas nas redondezas do Campus de Santo André, e construir os prédios com recursos de projetos de nossos docentes, vinculados a empresas e usando a Lei do Bem da Ciência. Nas redondezas da UFABC há vários terrenos disponíveis como, por exemplo, um grande terreno quase em frente ao Hotel Ibis de Santo André.
A montagem de novos laboratórios certamente ocorrerá, independente dos dirigentes que estiverem á frente da UFABC. Não se faz Ciência e Tecnologia sem laboratórios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário