domingo, 6 de dezembro de 2009

O caso da “Kent University”

A Universidade de Kent foi fundada em 1959 na cidade de Canterbury, Reino Unido. Ela foi concebida para ser uma Universidade diferente das demais. Em 1963, pouco depois de sua fundação, importantes jornais noticiavam sobre as novidades propostas para essa Universidade. O “The Times” dizia que: “University Of Kent Sets Out To Be Different - Emphasis On Collegiate-Based Life. The Times. 4 April 1963.”

Essa Universidade possuía três faculdades: Ciências, Humanidades e Ciências Sociais, e não possuía departamentos. Ela era inovadora pois pregava uma forma de atuação interdisciplinar entre as três faculdades e entre diferentes profissionais. Todos alunos ingressavam através de um ciclo básico, fazendo estudos interdisciplinares por três anos para, após, se especializarem na carreira que desejariam seguir. A Universidade também pregava conceitos diferenciados em sua avaliação: os conceitos eram A, B, C e D, onde o D significava uma aprovação condicional. Será que essa descrição lembra os colegas de algo? Claro! Isso nos remete diretamente à nossa UFABC. Nosso projeto inovador no Brasil já era discutido em 1960 na Universidade de Kent.

Faço questão de mencionar a Universidade de Kent devido aos rumos que ela tomou. Nos dias de hoje, essa Universidade não mais tem o ciclo básico, os cursos são todos disciplinares e possuem mais de 15 departamentos espalhados por diversas faculdades e escolas. O projeto inovador não foi mantido. Parte disso se deve ao formato do ensino médio do Reino Unido: muitos alunos optam por se especializarem em algumas áreas já no nível médio. Dessa forma, quando entravam no ciclo básico, muitas das disciplinas ofertadas não ofereciam um nível compatível com o esperado por esses alunos.

A lição deixada por essa Universidade deve ser cuidadosamente analisada por nós, para que não repitamos o que aconteceu lá. Devemos manter nosso compromisso com o projeto pedagógico original da UFABC, para que possamos nos diferenciar das outras grandes instituições de São Paulo.

2 comentários:

  1. O texto insinua que o ciclo básico e interdisciplinar, (comparação ao nosso BC&T), não atingiu de forma satisfatória seus objetivos?

    Desta forma, o senhor acredita que o modelo pedagógico adotado pela UFABC não atenderá as necessidades inerentes na formação de um profissional de excelência, como vem sendo defendido há alguns anos em nossa universidade?

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito no projeto pedagógico da UFABC, e creio que estejamos formando profissionais altamente qualificados para o mercado.

    Com respeito ao caso da Kent University, acredito que devemos utilizá-la como modelo para evitar que ocorra conosco o que ocorreu com ela.

    ResponderExcluir