sábado, 26 de junho de 2010

Você já leu o projeto pedagógico hoje?

Neste início de trimestre, em que a Universidade retoma suas atividades didáticas, ouço vários questionamentos quanto aos princípios e procedimentos básicos que devem ser adotados pelos nossos docentes. Muitos de nós são novos na instituição e, como somos uma Universidade diferente, as respostas comuns a outras instituições muitas vezes não se aplicam a nós. Recentemente recorri ao projeto pedagógico da UFABC para resolver algumas dessas dúvidas.

Nosso projeto pedagógico é muito rico e, sem dúvida alguma, é leitura obrigatória a todos os docentes. Mesmo àqueles que o leram há algum tempo, sugiro uma releitura.

O projeto pedagógico original da UFABC foca principalmente o BCT, mas os conceitos ali descritos foram utilizados durante a elaboração do projeto do BCH. Alguns dos conceitos mencionados no projeto pedagógico original já são bem conhecidos entre os docentes, como a estruturação das disciplinas sobre eixos(Estrutura da Matéria, Processos de Transformação, Energia, Comunicação e Informação, Representação e Simulação, e Humanidades). É ali também que está definida a distribuição das disciplinas entre Livres, de Opção limitada e Obrigatórias.

Além disso, também há menção à estrutura dos centros, sem departamentos, de forma a propiciar a constante interação entre docentes, fundamentando assim o princípio mais básico da UFABC, que é a Interdisciplinaridade.

Nele também é enfatizada a importância das humanidades para a formação do cientista, do engenheiro e do professor, bem como a importância do estágio supervisionado para a completa formação de um profissional competente.

Meu objetivo aqui não é rever todos os pontos do nosso projeto, mas sim incentivá-los a lê-lo ou relê-lo. Anexo a este e-mail uma cópia do projeto pedagógico da UFABC, que também pode ser encontrado no link

http://www.ufabc.edu.br/images/stories/pdfs/institucional/projetopedagogico.pdf

2 comentários:

  1. Prezado Prof. Gustavo, gostaria de saber se o PPP da UFABC contempla a realidade de grandes turmas (mais de 100 alunos, para ser mais específico) ou as turmas das disciplinas básicas (física, matemática...) são turmas com até 60 alunos. Gostaria de saber um valor médio para comparar com a nossa realidade aqui na EC&T da UFRN onde trabalhos com turmas com até 130 alunos.

    Atenciosamente,

    Prof. Neemias Lima
    EC&T - UFRN

    ResponderExcluir
  2. Caro Prof. Neemias
    Nesse ponto temos dois preceitos diferentes: um do MEC, e outr intrínseco da UFABC. O MEC exige que as Universidades tenham uma média de 18 alunos por docente. Para atingir isso, precisamos de turmas grandes. Além disso, nosso projeto pedagógico também prevê turmas grandes. Para as disciplinas iniciais, temos turmas de 120 alunos para as aulas teóricas. Essas turmas são então divididas em turmas menores (30-40 alunos) para as aulas práticas.
    Um abraço,
    Gustavo Dalpian

    ResponderExcluir