sábado, 28 de maio de 2011

A UFABC Multicâmpus


A Lei de criação d a U F A B C (11.145/2005) estabelece que sua inserção regional será caracterizada por meio de “atuação multicampi na região do ABC paulista”. Hoje, nossa sede é situada em Santo André, onde está a maior parte de nossa comunidade, e nosso segundo câmpus está sendo edificado em São Bernardo do Campo (SBC).

À medida que as obras em SBC evoluem, gradativamente atuamos de modo mais constante neste câmpus. É preciso garantir que tenha vida acadêmica própria, por meio da construção cotidiana de uma instituição comprometida com os mais altos valores acadêmicos pautados pelo ensino, pesquisa e extensão. É imperativo, também, preservar os princípios do nosso projeto pedagógico, principalmente a atuação interdisciplinar entre alunos, servidores, cursos e centros.

A configuração da UFABC não deve, necessariamente, seguir os conceitos adotados por outras instituições multicâmpus, visto que estamos localizados numa região relativamente pequena, em que a distância entre os câmpus é inferior a 10 km. Como esta é uma questão complexa, foi criado um grupo de trabalho para discuti-la. Este grupo já apresentou suas conclusões à Reitoria e ficou claro que, para que sejam tomadas decisões, faz-se mister uma ampla discussão com a comunidade. Para isso, e por ocasião das comemorações pelos 5 anos da UFABC, serão realizadas duas apresentações sobre o tema, nos dias 24 e 26 de maio. Contamos com a participação de todos os servidores e alunos.

sábado, 30 de outubro de 2010

EM BUSCA DE LICENCIADOS

O Brasil enfrenta hoje um sério problema no ensino fundamental e no ensino médio. Faltam profes- sores de quase todas as disciplinas, e grande parte dos alunos não recebe uma formação adequada. Vimos, nos últimos anos, uma melhora sem precedentes no ensino superior, mas os níveis mais fundamentais ainda precisam ser melhor trabalhados.


A solução para essa questão depende de ações governamentais e trabalhistas para valorizar a carreira do magistério. Além disso, a Academia também deve discutir esse tema e buscar propostas alternativas para a área. A UFABC possui cinco cursos de licenciatura e, portanto, pode ajudar formando professores bem preparados para o mercado.


Ocorre, entretanto, que a busca pelos cursos de licenciatura da UFABC ainda é muito limitada. Possuímos projetos de incentivo a alunos de licenciatura, mas enfren- tamos dificuldades em preencher as vagas para as bolsas disponíveis.


O modelo pedagógico da UFABC pode ajudar a resolver esse impasse. Permitimos que nossos alunos se formem em mais de um curso, validando disciplinas já cursadas. Isso potencializa, portanto, um aumento do número de interessados nas licenciaturas. O incentivo a esse tipo de ação, junto a outras ações propostas pela nossa comunidade, certamente ajudará a melhorar a qualidade do ensino no país.

sábado, 26 de junho de 2010

Você já leu o projeto pedagógico hoje?

Neste início de trimestre, em que a Universidade retoma suas atividades didáticas, ouço vários questionamentos quanto aos princípios e procedimentos básicos que devem ser adotados pelos nossos docentes. Muitos de nós são novos na instituição e, como somos uma Universidade diferente, as respostas comuns a outras instituições muitas vezes não se aplicam a nós. Recentemente recorri ao projeto pedagógico da UFABC para resolver algumas dessas dúvidas.

Nosso projeto pedagógico é muito rico e, sem dúvida alguma, é leitura obrigatória a todos os docentes. Mesmo àqueles que o leram há algum tempo, sugiro uma releitura.

O projeto pedagógico original da UFABC foca principalmente o BCT, mas os conceitos ali descritos foram utilizados durante a elaboração do projeto do BCH. Alguns dos conceitos mencionados no projeto pedagógico original já são bem conhecidos entre os docentes, como a estruturação das disciplinas sobre eixos(Estrutura da Matéria, Processos de Transformação, Energia, Comunicação e Informação, Representação e Simulação, e Humanidades). É ali também que está definida a distribuição das disciplinas entre Livres, de Opção limitada e Obrigatórias.

Além disso, também há menção à estrutura dos centros, sem departamentos, de forma a propiciar a constante interação entre docentes, fundamentando assim o princípio mais básico da UFABC, que é a Interdisciplinaridade.

Nele também é enfatizada a importância das humanidades para a formação do cientista, do engenheiro e do professor, bem como a importância do estágio supervisionado para a completa formação de um profissional competente.

Meu objetivo aqui não é rever todos os pontos do nosso projeto, mas sim incentivá-los a lê-lo ou relê-lo. Anexo a este e-mail uma cópia do projeto pedagógico da UFABC, que também pode ser encontrado no link

http://www.ufabc.edu.br/images/stories/pdfs/institucional/projetopedagogico.pdf