sábado, 21 de novembro de 2009

Carta dos Técnicos Administrativos

Os Servidores Técnico-administrativos da UFABC promoveram um debate entre alguns candidatos a Vice-Reitor no dia 16/11. A conversa, no meu ponto de vista, foi muito interessante e produtiva, pois nos deu a oportunidade de escutar suas demandas e expor nossas ideias . Essa conversa demonstrou que os TA's estão mobilizados e organizados. Isso é muito desejável, pois possibilita que a opinião e a vontade dos TA’s seja levada as instâncias com poder para tomar decisões.

A sala onde o debate foi realizado estava lotada, demonstrando que essa organização não está localizada somente em alguns servidores. Alguns dias após o debate, recebi um documento, escrito pela CIS (Comissão Interna de Supervisão), e que continha perguntas elaboradas pelos TA’s. Uma pena que o documento não foi enviado antes do debate.

Gostaria de me posicionar acerca de alguns dos questionamentos elaborados. Noto, entretanto, que a grande maioria desses questionamentos tangencia um tema central, que é o Planejamento Institucional. Esse assunto é, sem dúvida alguma, extremamente importante, e deve ser discutido com participação de todos os setores da Universidade: docentes, técnico administrativos e discentes. Nosso último reitor, Prof. Fazzio, criou a Pró-Reitoria de Planejamento, que deve ter suas atividades intensificadas na próxima gestão. As questões de distribuição de FG’s e CD’s, junto com o organograma de todos órgãos da UFABC devem passar em algum momento pelo setor de planejamento. Acredito que a nomeação dos assessores da próxima reitoria seja o primeiro tema importante que demandará a atenção do novo Reitor e Vice, assim que tomarem posse. A distribuição desses cargos deverá ser transparente, seguindo o que for indicado nos organogramas propostos. Creio que temos, nos nossos quadros, servidores técnico administrativos capacitados para assumir cargos de direção junto a setores técnicos da UFABC como a Administração, Planejamento e Prefeitura.

Quanto ao dimensionamento do número de servidores, a Lei de Criação da UFABC indica que teremos 600 docentes e 456 técnicos administrativos. Creio que esses valores possam ser revistos. Com a criação do campus de São Bernardo, já houve mudanças nesses números. É importante frisar, entretanto, que o crescimento do número de TA’s e docentes deve seguir a capacidade instalada de infra-estrutura predial. Dessa forma, os números devem crescer à medida que novos prédios forem completados.

Os pontos citados pelos TA’s em sua carta demonstram claramente que suas maiores preocupações estão ligadas diretamente à otimização do funcionamento da UFABC, que é um desejo de todos. Percebe-se que nenhuma das demandas dos TA's é conflitante com o pensamento dos docentes. Dessa forma, tenho certeza que, se todos continuarmos pensando da mesma maneira, e lutando por um mesmo objetivo, a UFABC se tornará um excelente lugar para trabalharmos e para formarmos alguns dos melhores estudantes do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário